Home
Contato

Compartilhar é construir comunidades

ASMAYR

Depoimentos

Depoimento de Dulce Chaves “Servi de cobaia para uma aula de tortura”. Depoimento à Comissão Nacional da Verdade de Dulce Chaves Pandolfi.

Depoimento de Frei Tito. Este é o depoimento de um preso político, frei Tito de Alencar Lima, 24 anos. Dominicano. Este depoimento escrito em fevereiro de 1970, (redigido por ele mesmo na prisão), saiu clandestinamente da prisão e foi publicado, entre outros, pelas revistas Look e Europeo.

O Batismo de Sangue (Frei Beto). Livro completo O Batismo de Sangue: Os dominicanos e a morte de Carlos Marighella

Reflexões

Reflexões sobre o poder, a palavra e a memória (Arnaldo Mayr). Apontamentos a partir da releitura de Hannah Arendt, Pedro Tierra, Enrique Dussel e Jeanne Marie Gagnebin, relacioando poder, palavra e memória.

Sobre a tortura

Exposição Sala Escura da Tortura. Material audio-visual produzido pelo Instituto Frei Tito de Alencar simulando situações de tortura.

Questão de fundo sobre o ato da tortura (Marion Brepohl de Magalhães). "Como uma pessoa pode se valer de um conjunto de saberes, de um método (por mais primitivo que seja), objetivando provocar dor sobre um ser humano, sem sentir remorso e, em alguns casos, considera tratar-se de um dever?".

Manual de tortura do DOPS. Breve reflexão e transcrição na íntegra do documento que norteou as ações dos torturadores durante a ditadura.

Um homem torturado: Tito de Alencar (Jean-Claude Rolland) Um olhar psicanalítico sobre o impacto da tortura na destruição da personalidade.