Asmayr

Cmpartilhar é
construir comunidades!

Receitas Rápidas

Aqui estarão alguns comandos que uso no dia a dia para tarefas corriqueiras. A internet tem muitos tutoriais sobre o assunto e, o que aparece aqui, certamente aprendi com estes tutoriais. Não tem nada de assombroso, mas são soluções simples e que resolvem muitas situações.

Rsync

"Simplesmente porque ele é um software específico para realização de cópias, funciona de maneira a acelerar as transferências ao copiar as diferenças entre 2 arquivos, ao invés de copiar o arquivo inteiro todas as vezes. Isso mesmo. Ele consegue identificar quais arquivos foram alterados e o administrador pode optar por copiar somente os arquivos novos ou modificados e não necessariamente todos os arquivos, o que tornaria o processo de backup demorado de maneira desnecessária. Esse recurso pode apresentar grande vantagem, principalmente para backups diários de grande quantidade de arquivos. Outro grande benefício é que o rsync preserva as informações sobre permissões e propriedade dos arquivos e diretórios, inclusive de links simbólicos."(Fonte: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/como_programar_backup_com_rsync_e_cron_de_maneira_rapida_e_simples.php)

sudo rsync -Cravzp /pasta-de-origem/ /pasta-de-destino/

Entendendo a sintaxe:
-C auto-ignorar arquivos idênticos
-r copiar de forma recursiva, ou seja, todos os diretórios e subdiretórios no caminho especificado
-a indica que estarão sendo copiados arquivos
-v modo verboso, mais informações da cópia
-z comprime os arquivos durante a cópia
-p indicador de progresso de cópia

Formatar PenDrive

Verifique onde o pendrive está montado. Você usará esta informação para formatá-lo. ATENÇÃO, para não formatar o que não deve!:

sudo fdisk -l

...e depois,

sudo umount /dev/sdb && sudo mkfs.vfat -v -n 'NOME' -I /dev/sdb

Entendendo a Sintaxe:
/dev/sdb, é a partição onde o pendrive está montado;
vfat, formato compatível com outros Sistemas Operacionais;
'NOME' especifica o nome que será atribuido ao pendrive;

Atualizar cache de fonts

O comando abaixo é usado para atualizar o cachê de fonts. Se você tem um diretório local de fonts na pasta $HOME (geralmente .fonts) e não quer instalar determinada font, basta colocar a fonte no diretório e atualizar o cachê.

sudo fc-cache -v -f

.:Coletar dados é sabedoria; compartilhar é construir comunidades:.
.:Última Atualização: Abril 2019 :.
Copyleft Arnaldo Mayr