Manipulação de PDFs

Ghost Script (Resolução)

Esta ferramenta permite diminuir o tamanho de um arquivo PDF a partir da redução de sua resolução. PDFs apenas para leitura em tela (screen) ou do tipo e-book são de resoluções menores. Já os para imprimir devem ter maiores resoluções. A qualidade também diminui a medida que a resolução é reduzida. Avalie com cuidado o propósito!

Sintaxe

gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.3 -dNOPAUSE -dBATCH -dPDFSETTINGS=/screen -sOutputFile="novo.pdf" "original.pdf"

Entendendo o comando

gs Ou >GhostScript – um interpretador e visualizador de arquivos PS e PDF.
sDEVICE – Determina o dispositivo de saída do comando. Como estamos gerando um arquivo PDF, usaremos o dispositivo built-in pdfwrite;
dCompatibilityLevel – Determina o nível de compatibilidade do PDF. Neste caso o level 1.3 é compatível com o Acrobat Reader 3 ou superior. Level 1.4 por exemplo já seria compatível apenas com Acrobat Reader 5 ou superior.
dNOPAUSE – Desabilita o prompt (pausa) ao final de cada página processada.
dBATCH – Processamento em batch. Caso omita esta opção, após o processamento você cairá no interpretador gs e precisará digitar “quit” para sair.
dPDFSETTINGS=/screen – visualização apenas em tela, impróprio para impressão, qualidade, 72 dpi
dPDFSETTINGS=/ebook – baixa qualidade, imagem de 150 dpi
dPDFSETTINGS=/printer – alta qualidade, imagem de 300 dpi
dPDFSETTINGS=/prepress – alta qualidade, cores preservadas, 300 dpi imagens
dPDFSETTINGS=/default – o mesmo que /screen

Imagemagick (manipulação)

Unir Pdfs

Você pode selecionar na ordem desejada os pdfs que deseja unir. Depois escolha um nome para o arquivo pdf que será o resultado da união de todos.

convert 1.pdf 2.pdf novo_arquivo.pdf

ou, se desejar unir todos de um diretório/pasta, use o * como curinga (o ideal é que estejam numerados sequencialmente, ou em ordem alfabética, pois o arquivo gerado é organizado em função da ordem que se encontram no diretório/pasta)

convert *.pdf novo_arquivo.pdf

Gerar Pdfs a partir de imagens

Você pode selecionar na ordem desejada as imagens que deseja unir. Depois escolha um nome para o arquivo pdf que será o resultado da união de todas.

convert 1.png 2.jpg 3.svg novo_arquivo.pdf

ou, se desejar gerar um pdf com todas as imagens de um diretório/pasta, use o * como curinga (o ideal é que estejam numerados sequencialmente, ou em ordem alfabética, pois o arquivo gerado é organizado em função da ordem que se encontram no diretório/pasta)

convert *.png *.jpg *svg novo_arquivo.pdf

Extrair imagens de um pdf

O comando é bem simples. Você especifica o pdf que contem as imagens e solicita a geração de imagens numeradas sequencialmente.Esta numeração sequencial é obtida com o parâmetro %d. No exemplo abaixo, as imagens foram geradas em png, mas poderiam ser geradas em jpg, caso fosse especificado este formato.

convert arquivo.pdf %d.png