Cultura Hacker, software livre e filosofia GNU
“Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Por vezes chamamos de “libre software” para mostrar que livre não significa grátis, pegando emprestado a palavra em francês ou espanhol para “livre”, para reforçar o entendimento de que não nos referimos a software como grátis.” Se tiver interesse, acesse o artigo completa na página do Sistema Operacional GNU
Cultura Hacker. Os princípios da cultura colaborativa, o paradigma da dádiva e a produção de software livre. Breve história do software livre.(Arnaldo Mayr)
“O que você precisa saber sobre Licenças CC”. O capítulo brasileiro do Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que permite o compartilhamento e uso da criatividade e do conhecimento através de instrumentos jurídicos gratuitos – as licenças CC. A página do projeto, no Brasil, tem bastante material sobre o uso das licenças, tutorial para ajudar a escolher as licenças e material de mídia para explicitar a licença utilizada. O Creative Commons Brasil lançou, em 2021, a primeira cartilha sobre licenças livres, chamada “O que você precisa saber sobre Licenças CC”. Ela foi pensada para todas as pessoas que queiram conhecer os conceitos fundamentais de direito autoral e de licenciamento livre, e utilizar obras em Creative Commons ou licenciar suas obras. Você pode consultar também esta cartilha que é bem didática
Software livre, cultura hacker e ecossistema da colaboração. Distros e comunidades: a dinâmica interna de Debian, Fedora, Slackware e Ubuntu (Murilo Bansi Machado) - Software Livre e a Perspectiva da Dádiva: uma análise sobre a produção colaborativa no projeto GNOME (Vicente Macedo de Aguiar) - Política e Linguagem nos debates sobre software livre (Rafael Evangelista) - A tecnologia na obra de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire (Anderson Fernandes de Alencar) - Mobilização colaborativa, cultura hacker e a teoria da propriedade imaterial (Sergio Amadeu da Silveira)
Copiar e compartilhar em legítima defesa. Baseado nos direitos humanos largamente reconhecidos e raramente desrespeitados de apreciar e memorizar obras de arte a que se tenha acesso e de conceder e aceitar acesso a elas, este artigo afirma os direitos de preservar acesso a obras, de convertê-las para diferentes formatos e suportes físicos, parabaixar e subir obras na Internet, e para receber e compartilhar obras em redes P2P. O pleno gozo desses direitos constitui legítima defesa contra os constantes ataques a eles.(Alexandre Oliva)
Disney contra o domínio público. os estúdios Disney vem gastando periodicamente milhões de dólares em advogados e lobistas para garantir que seus personagens não caiam no domínio público. Toda vez que o famoso Mickey Mouse chega perto do seu prazo de validade, as leis dos EUA são alteradas para alongar o controle, impedindo que os personagens possam ser utilizados gratuitamente pelo público (Leonardo Foletto)
Filosofia GNU. Processo Histórico; Como era o mundo nos anos 70?; O que mudou nos anos 80?; Construindo o movimento do "software livre"; Principais diferenças; O que é Software Proprietário?; O que é Software Livre?; O que é Open Source?; O que é Free Software? Reconhecendo liberdades...; As liberdades concedidas; Diferentes licenças; Licenças Livres; Sistema Operacional e Kernel; O sistema GNU; O Kernel; O Brasil e o Software Livre; Nossa realidade; Como fazer?; Expectativa; Textos para leitura; O Projeto GNU - Richard Stallman; The Right to Read - Richard Stallman; Linux e o Sistema GNU - Richard Stallman; Richard Stallman e Bradley M. Kuhn : " Liberdade ou Poder? "
Linux e o sistema GNU. O projeto GNU começou há 12 anos atrás com o objetivo de desenvolver um sistema operacional Unix-like totalmente livre. "Livre" se refere à liberdade, e não ao preço; significa que você está livrepara executar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.(Richard Stallman)
Obras coletivas cooperativas. Atualmente, temos pelo menos três formas de interação do usuário na web: interações reativas(reações), interações colaborativas (colaboração) e interações cooperativas (cooperação). Oprimeiro tipo é o mais conhecido, aquele no qual o usuário apenas reage às opções que o site /aplicativo apresenta ao mesmo. Os outros dois envolvem o usuário em criações coletivas. (Luciano Lobato)
O projeto GNU. Quando eu comecei a trabalhar no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT em 1971, tornei-me parte de uma comunidade que compartilhava software, já existente a vários anos. O ato de compartilhar software não estava limitado a nossa comunidade em particular; é tão antigo quantoos computadores, da mesma forma que compartilhar receitas é tão antigo como cozinhar. Mas nós fazíamos isto mais do que a maioria. (Richard Stallman)
O direito de ler. Para Dan Halbert, o caminho para Tycho começou na faculdade, quando Lissa Lenz pediu seucomputador emprestado. O dela havia quebrado e, a não ser que ela conseguisse um outroemprestado, ela não conseguiria terminar seu projeto bimestral. E não havia ninguém a quem elaousasse pedir isso, exceto Dan. (Richard Stallman)
O porco e a caixa. A cultura do compartilhamento. Versão ilustrada para crianças, por Alexandre Oliva. "Era uma vez um velho e solitário porco chamado Seu Leitão, que vivia numa pequena casa de campo. Assim como a maioria dos porcos, ele não tinha muita coisa. Às vezes, ele mal tinha o que comer. Era um suíno muito triste...
A catedral e o bazar.Eu analiso um projeto bem sucedido de código livre, o Fetchmail, que foi executado como um teste deliberado de algumas teorias surpreendentes sobre a tecnologia de programação sugerida pela história do Linux. Eu discuto estas teorias nos termos de dois estilos fundamentais diferentes de desenvolvimento, o modelo "catedral'' da maior parte do mundo comercial contra o modelo "bazar'' do mundo do Linux. (Eric S. Raymond)
Roube este filme. O embate entre o copyleft e o copyright. Produzido por um grupo que se denomina Liga dos Nobres Pares (League of NoblePeers, em referência ao sistema peer-to-peer, ou P2P, de troca de arquivos on-line entre usuários), o filme é um panfleto a favor da atividade mais polêmica a derivar dainternet: o download de filmes, músicas, livros e outras propriedades intelectuais sem pagamento de direitos autorais - aquilo que a MPAA define como pirataria."(Marco Aurélio Canônico)